Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

terça-feira, 11 de outubro de 2016

BD - ainda as crianças e os "heróis" adolescentes

* Victor Nogueira


para o Francisco e João

Se há muitas séries de BD em que as crianças são o personagem principal, o mesmo não acontece com adolescentes. (1)

Tal como sucede com Spirou, também Tintim, o repórter criado por Hergé parece mas não é um adolescente. Mas crianças ou adolescentes ocupam um papel importante nalguns dos álbuns. Abdallah (Tintim no País do Ouro Negro, Rumo à Lua, Perdidos no Mar, Tintim no Tibete) é uma criança insuportável, hiperactiva, filho dum emir, Mohammed Ben Kalish Ezab. Tchang Chong-Chen (O Lótus Azul, Tintin no Tibete, As Jóias da Castafiore) baseia-se num personagem real e traduz a amizade entre Zhang Chongren e Hergé. Zorrino (O Templo do Sol) é um jovem índio quechua, que serve de guia a Tintim e seus companheiros na procura do Templo do Sol, inca.


Alix é uma série realista e bem documentada historicamente, criada por Jacques Martin em 1948, situada na época do Império Romano, em lugares como Roma, Gália, Mesopotâmia, África e Ásia Menor. Alix Graccus, gaulês adoptado por um romano rico, dividido entre Roma e a Gália, amigo de Júlio César, é o corajoso herói da série, Enak é um rapaz de 14  anos, fiel amigo de Alix e seu companheiro de aventuras.

Corentin, um jovem órfão bretão que foge à tirania do tutor, cujas aventuras decorrem na Índia. Personagem criado por Paul Cuvilier em 1946,  Os seus melhores amigos são um gorila, Belzébuth e um tigre, Moloch, para além de Kim, um rapaz indiano, e a princesa Sa-Skya. 

Bernard Prince, uma criação da dupla Greg (argumento) e Hermann (desenho), em 1966. Inicialmente agente da INTERPOL, passa depois a correr mundo no seu iate utilizado como cargueiro. São seus companheiros de aventuras Barney Jordan, brigão e alcoólico, e o jovem indiano  Djinn, seu pupilo. As aventuras decorrem um pouco por todo o Mundo.

Comanche é uma criação (1969) da dupla anterior: Greg e Hermann 1969. Comanche é dona dum rancho no Wyoming, sendo vários os personagens da série, entre elas o jovem índio e vaqueiro impulsivo Clem Ryan (Tenderfoot ou Cheveux Fous) e  Mancha de Lua (Tache de Lune), um jovem guerreiro Cheyenne. Aqui os cowboys não são cavalheiros sempre bem educados, como por exemplo em Cisco Kid, de José Luís Salinas. Os personagens da série são socialmente marginalizados ou excluídos, num rancho gerido por uma mulher que com a ajuda deles luta contra uma sociedade rude, preconceituosa e dominada por homens.

Red Ryder de Stephen Slesinger e Fred Harman. é uma série do farweste, de 1939. Os personagens são o  cowboy Red, a Duquesa (Duchess), sua tia, e, entre outros, Filhote de Castor (Little Beaver). Existe um malfeitor, Ace Hanlon.


Em Jonathan, de Cosey, uma série que se desenrola na Índia e nos Himalaias, a jovem de cabelo preto é Drolma, uma criança tibetana cujos pais foram mortos pelos chineses e que vagueia em estado semi-selvagem até ser recolhida e "adoptada" como filha pelo  personagem principal


Um adolescente "louco" e problemático, Jeremy Duncan e o seu amigo Hector, são os personagens principais da série Zits, da autoria de Jim Borgman e Jerry Scott.


Cuto é um personagem de banda desenhada criado pelo espanhol Jesus Blasco. Cuto é um adolescente aventureiro que, na companhia da sua namorada Mary, percorre os quatro cantos do mundo, envolvendo-se em guerras, enigmas e investigações policiais.


O português José Abrantes é autor duma série passada na pré-história envolvendo  o atribulado e aventuroso  quotidiano de dois irmãos – Homodonte e Táurio.  Mas criou outroas personagens infantis noutras séries, como Quim. (2)


Simão Infante, um miúdo que veio para Lisboa, em busca de fortuna e de aventuras, que encontra ao embarcar com Vasco da Gama n'O Caminho do  Oriente, da  autoria de Eduardo Teixeira Coelho (desenho) e Raúl Correia (argumento).


Billy the Kid, supostamente baseia-se num salteador do Faroeste norte americano morto aos 21 anos. O Billy de Morris Goscinny, é o terror das populações de Fort Weakling, perseguido por Lucky Luke, o solitário "cowboy que dispara mais rápido que a própria sombra."

The Simpsons, criada por Matt Groening é uma paródia ao estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, satirizando a cultura e a sociedade norte-americanas, a televisão e vários aspectos da condição humana. O núcleo da série é protagonzado por uma família constituída por Homer Jay Simpson, Marjorie (Marge) Bouvier Simpson, Bartholomew (Bart) Simpson, Elisabeth (Lisa) Marie Simpson e Margareth (Maggie) Simpson. O pai é inspector de segurança da Central Nuclear de Springfield. a mãe é uma dona de casa estereotipada. O casal tem três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, a benjamim da família, uma bebê que não fala, mas também super-inteligente como a irmã.


Frazz, de Jeff Malietti, tem como um dos personagens Caulfield, um miúdo negro, de oito anos, que pretende não ser da classe média  mas sim oriundo de meios desfavorecidos. É um génio que odeia a escola. Frazz é um escritos musical de sucesso que resolve empregar-se como porteiro da escola primária, Os restantes personagens são os professores e alunos desta.

One Big Happy, escrita e desenhada por Rick Detorie, tem como assunto as aventuras diárias de Ruthie. uma garota de 6 anos, e das inter-acções das crianças com a famíia, amigos e vizinhança. 


Little Iodine foi criada por Jimmy Hatlo nos anos 30. É uma garota irritante e que abusa do seu condescendente pai. Pode considerar-se precursora de Dennis, The Menace.


Henry, criação de Carl Anderson (1932), conhecido no Brasil por Pinduca ou Carequinha, é uma criança de calções, que, além de não ter cabelos, possui pernas tortas e quase nunca fala. Na maioria das vezes ele comunica por mímica. 


Liō, de Mark Tatulli conta as aventuras dum inventivo garoto que vive com o pai e com uma enorme variedade de animais, monstros, criações de laboratório, alienígena e outras estranhas criaturas 


Edison Lee é um garoto de 10 anos, obcecado com a política, e as ironias da vida reflectem-se nas suas múltiplas invenções e na sua relação com os outros. Tem como assistente de laboratório Joules, um rato, deliciosamente ingénuo, cujo conhecimento do mundo exterior  é o que resulta das perspectivas socio-políticas de Edison, criado por John Hambrock

Jean-Michel Charlier (argumento) e Mitacq (desenhos) são os criadores d'A Patrulha dos Castores, uma série de escuteiros: Poulain, o carismático chefe; Chat, o ingénuo; Faucon, o cérebro do grupo; Tapir, o reividicativo desajeitado que passa o tempo a comer; e Mouche, o tímido caçula. 


Ponto Negro, um borrão de tinta que ganhou vida, da autoria de Arturo Moreno"obra-prima do surrealismo poético em quadradinhos, plena de inventiva, humor e fantasia, que tinha como protagonista um borrão de tinta transformado em destemido herói de papel." (in https://ogatoalfarrabista.wordpress.com/tag/arturo-moreno/


Titeuf, de Philippe Chappuis (Zep), A série debruça-se sobre a vida quotidiana dum rapazinho com cerca de dez anos de idade e dos seus amigos. Uma grande parte das discussões levantadas relacionam-se com os mistérios das raparigas, do sexo, da sedução e sobre Nadia, uma miúda de cor, por quem Titeuf, reconhecível pela sua longa mecha de cabelo loiro, está mais ou menos secretamente enamorado.

Armandinho, de Alexandre Beck, (2009), é um garotinho da "escola" de Mónica e de Calvin, filosófico, numa série de cartoon  que aborda temas como preservação do meio ambiente e a igualdade social. Um dos seus companheiros é um sapo.



Na galeria dos super-heróis encontramos os Marvel Boy e os Robin

Marvel Boy é o nome de vários personagens da BD criados e publicados pela Marvel e por suas predecessoras, a Timely Comics e a Atlas Editora. Surgem na série Capitão Marvel (Shazam). Martin Burns: foi o primeiro e Robert Grayson o segundo Marvel Boy. Todos os personagens da série têm poderes mágicos concedidos pela fórmula Sahzam.

Robin, é o nome oficial do alegre e "colorido" jovem companheiro de Batman, contraponto às histórias escuras e sombrias do Homem Morcego.  Foram vários os personagens sob aquele nome: Dick Grayson  o mais jovem de uma família de acrobatas de circo, Jason Todd um marginalzinho de rua, Tim Drake, cujos pais haviam sido assassinados e Damian, filho de Bruce Wayne.  

clicar nas imagens para aumentar




Alix e Enack, de Jacques Martin



Bernard Prince, Barney e Djinn, de Greg e Hermann



Red Ryder e Filhote de Castor, de Stephen Slesinger e Fred Harman.





Comanche, de Greg e Hermann



Comanche, de Greg e Hermann



Corentin e Kim, de Paul Cuvilier



Cuto, da Jesus Blasco 



Tintin e Tchang Chong-Chen, de Hergé



Zits (Jeremy e Hector), de Jim Borgman e Jerry Scott.




Jonathan e  Drolma, de Cosey



um dos Marvel Boy



Red Ryder e Filhote de Castor, de Stephen Slesinger e Fred Harman



um dos Robin, com Batman, o Homem Morcego



Capitão Haddock, Tintm e Zorrino, de Hergé


Tintim e Abdallah, de Hergé



Homodonte, de José Abrantes


Quim, de José Abrantes


Simão Infante, de Eduardo Teixeira Coelho e Raúl Correia
Billy the Kid e Lucky Luke, de Morris e Goscinny


Os Simpson, de Matt Groening 



Frazz por Jeff Malletti



Ruthie de Rick Detorie (One Big Happy)



Little Iodine, por Johnny Halto e Bob Dunn


Henry, por Carl Anderson


Henry, de Carl Anderson por Don Trachte


Liõ, de Mark Tatulli



Edison Lee, de John Hambrock


Ponto Negro, de Arturo Moreno


A Patrulha dos Pastores, de Jean-Michel Charlier e Mitacq


Titeuf, de Philippe Chappuis (Zep)


Armandinho, de Alexandre Beck


VER TAMBÉM
(1) Dennis, o Pimentinha (the Menace) ou Luís, o Traquinas e outras crianças  in http://aoescorrerdapena.blogspot.pt/2014/03/dennis-o-pimentinha-menace-ou-luis-o.html

(2) José Abrantes in http://joseabrantes.com/categoria-produto/ilustracao-infanto-juvenil/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Animais na BD - banda desenhada e cinema televisiva.de animação (2) in http://aoescorrerdapena.blogspot.pt/2016/10/animais-na-bd-banda-desenhada-e-cinema.html



Sem comentários: