Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sábado, 5 de março de 2016

évora no casarão da rua serpa pinto em 1980




foto victor nogueira - évora no casarão da rua serpa pinto em 1980 - a biblioteca era muito mais pequena e não enchia a casa toda, ao contrário do que sucede actualmente, no alto da torre no cimo duma encosta, . 


Dizem que os livros são os nossos melhores e maiores amigos.
Mas os livros não se sentam á nossa beira,
nem têm olhos, nem sorriem
nem nos abraçam,
nem connosco passeiam pela rua, pelo campo.
Nada podemos dar aos livros
senão as letras dos nossos pensamentos
ou um pouco de nós
para que chegue aos outros.

Os livros têm os olhos que nós temos.
E os seus lábios são os nossos lábios.
Porque se os livros tivessem olhos
e lábios e mãos e dedos
seriam talvez pessoas
mas nunca livros.

Victor Nogueira (escrito em 1969, no exílio em évorauburgomedieval) — com Filipa CaladoTeresa Mercês de MelloMaria João Luz e 31 outras pessoas.


Comments



Maria João De Sousa Muito bom, Victor Barroso Nogueira, muito bom! Abraço!!!
Joana Espanca Bacelar era tão gira a tua casa de Évora! tinhas uma estante feita de tijolos.
Victor Barroso Nogueira Essa ficava na sala, mais acima. Gostava muito desta casa, com dois enormes terraços e com as várias divisões em níveis diferentes, toda cheia de escadinhas para subir e descer. Esta era a sala mais pequena, As restantes eram enormes,vastíssimas, como nunca mais tive na minha vida Mas hoje já seria cansativo subir até ao 2º andar por aquela ingreme escada de madeira e dentro de casa passar o dia a subir e a descer LOL
GostoResponder15/3 às 23:08
Joana Espanca Bacelar Até te fazia bem! subir e descer, lol e o melhor é que estava junto à Praça do Giraldo. Saudades!
Filipa Calado Obrigada Victor!







Manuela Vieira da Silva estudei à luz de um candeeiro igual ao teu, Victor. Embora não seja o mesmo, conservo um igual, que dá muito jeito quando falta a electricidade. 
Emoji smile

Victor Barroso Nogueira Pois ... Lá no monte onde a celeste deu aulas nos arredores de alcácer do sal, era com as velas, o petromax ou a lareira uma das únicas fontes de luz







Fatima Mourão Obrigado pela partilha,beijinhos 
Emoji heart








Judite Faquinha Meu querido camarada Victor, é maravilhoso uma estante com tantos livros são para mim a mais bela decoração de uma casa adorei com uma carinha linda a compor, beijokas 
Emoji heart








Cecília Barata Obrigado pela partilha. 
Emoji heart

Elsa Santos Como sempre muito lindas as tuas partilhas
Maria Lisete Almeida Verdade! Sempre grata pelas suas partilhas Amigo.
Clara Roque Esteves Vítor, sabes o que descobri aqui na tua foto? Um cesto igual a um que veio de Angola. Um tacho de cobre igual a uns que tenho na F.F. e um candeeiro igual a uns que também tenho na F. F. Mas tens razão. Estamos com mais idade e mais livros.
Vânia Cairo Bons livros abrem novos caminhos...Adorei o poema.Beijo.

Sem comentários: