Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Eduardo Martins - Sabem o que era um...pirolito????

Eduardo Martins
na sexta-feira ·
.
.
#
2 pessoas gostam disto.
#

*
Eduardo Martins Sabem o que era um...pirolito????
Sábado às 0:35 · GostoNão gosto
*
Joao Pereira ja poucos sabem o que era essa delicia...e ate a "lexivia" do Lá-Vai.
Sábado às 4:50 · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Carlos Rodrigues Olha, maravilha, um Pirolito ! E ainda tem um guelas lá dentro ?
Sábado às 12:11 · GostoNão gosto
*
Susana Garcia huum , acho que eram uns chupas de caramelo,embrulhados em papel em forma de cone.
Sábado às 14:00 · GostoNão gosto
*
Carlos Rodrigues Era uma gasosa,com um berlinde lá dentro, Juventude perdida dos caramelos chupa-chupa...lol
Sábado às 14:05 · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Victor Nogueira A gasosa do berlinde é ainda mais antiga que eu. É da geração dos meus pais. Eu sou da geração Coca Cola, em Angola mas não em Portugal, onde era proibida LOL !
Sábado às 18:24 · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira E também da cerveja Cuca e Nocal, pois em Angola não se podia produzir vinho para não tirar o naco de pão a 1 milhão de portugueses, que no Puto os bébés já eram alimentados a sopas de cavalo cansado !
Sábado às 18:27 · GostoNão gosto
*
Carlos Rodrigues Pois era, Victor, mais popular da geração anterior mas eu ainda apanhei umas poucas de Berlinde, não me lembro se custava 25 tostões. A Cuca e a Nocal, em Angola 66, ainda apanhei sim. Sopas de cavalo cansado, não.
Sábado às 18:43 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins Pirolito ...era a bebida perfeita !!!!
Sábado às 19:30 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins A bebida nacional!!!!!
Sábado às 19:31 · GostoNão gosto
*
Carlos Rodrigues Ó Eduardo, só era bebida nacional dos Betinhos e dos meninos, não havia Coca cola. Mais tarde a bebida Nacional era e é tinto.
Sábado às 19:32 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins A qual ,foi proibida porque as multinacionais apareceram e a célebre BB tinha de ocupar
Sábado às 19:33 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins O espaço de mercado existente ...e importa lembrar que uma mezinha para travar a diarreia era: Pirolito misturado com capilé .
Sábado às 19:35 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins Mais saboroso que a coca
Sábado às 19:36 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins cola...está bem de ver !!!!
Sábado às 19:39 · GostoNão gosto
*
Carlos Rodrigues Acho que a primeira Cola que apareceu foi a SPUR, ( Era cola sem cola ou menos cafeína ou coisa assim ) mas posso estar enganado.
Sábado às 19:41 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins creio que nem estás.
Sábado às 21:44 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins Quanto ao pirolito estou a pensar fazer uma série ,com uma garrafa e dar-lhe a roupagem "nacionalista",que é o mesmo que dizer o Zé povinho" a beber um pirolito ou o pai natal de pirolito na mão ...
Sábado às 21:47 · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira LOL
Sábado às 21:48 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins Estou numa fase da minha vida que nada tenho a perder...porque hei-de arrochar com o parece mal e etc,?
Sábado às 21:50 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins Importa acabar com os imperialismos todos ,sejam eles sacralizados ou profanos
Sábado às 21:51 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins Aposto no sentir e no ser humano ,enquanto "bom selvagem"...puro ,embora sem ter de ser escravo ou burro
Sábado às 21:53 · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves jean jacques rousseau....do séc XXI...
Sábado às 22:13 · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins SE CALHAR REENCARNEI...
Sábado às 23:10 · GostoNão gosto
*
Carlos Rodrigues Ou Aldous Huxley, Dona Clara, não era dele o Bom Selvagem do " Admirável Mundo Novo " ?
há 15 horas · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira Sim, em Angola havia montes de colas, uma delas a spur, outra creio que era a cola drink (talvez da Canada Dry), talvez também a pepsi, mas a coca cola é a melhor, para mim. Como dizia o Pessoa, "primeiro estranha-se e depois entranha-se" :-)
há 9 horas · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira LOL Começámos na foto, passámos aos pirolitos, mergulhámos de cabeça na Coca e demos uma lambuzadela na economia, passámos de lado nas sopas de cavalo cansado (pão embebido em vinho para "adormecer" os bébés) donde saímos bons selvagens re-incarnados (mas não vermelhos), debicámos a literatura incluindo Pessoa publicitário e agora quem dá as cerejas para coroar o bolo ?
há 8 horas · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves Então vamos a contas: Carlinhos, Aldoux Huxley e "o admirável mundo novo"; J.Jacques Rousseau e o "beau sauvage". Che guevera tb tentou e quase conseguiu...e o Vitor bate-me. A cocacola do eduardo está guardada no barreiro. Aqui, na Figueira, tenho ainda coca-cola trazida de Moçambique. Para o Vitor, cá estamos, com chuva e frio. Para ambos, se quiserem passar por cá... e xiis. Boa semana.
há 5 horas · GostoNão gosto
*
Carlos Rodrigues Com todas essas misturas com pesada herança colonial e mental ( não estou a falar do Huxley nem do Che como é óbvio ) admira-me que ninguém tivesse falado de uma outra conhecida mistela bebível, chamada Catembe, mistura de Coca cola ou Canada Dry com vinho, se não estou em erro, nunca provei, mas era muito popular em Luanda.
há 5 horas · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves Claro, que eu bebia em Moçambique. Qdo cá vierem a casa ( na Fig da Foz) verás a colecção de bebidas dessa época. Tempo da treta, por aqui...
há 4 horas · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins também havia um "diluente mictante" que era feito de cerveja preta e vinho tinto com rodelas de limão e açucar mascavado
há 4 horas · GostoNão gosto
*
Eduardo Martins Absolutamente horrível
há 4 horas · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves Reli estes comentários todos: Conversa de loucos...Todos nós. E enquanto vocês bebem a Catembe ( Carlos este nome, como sabes, deriva de uma belíssima praia em frente de maputo), eu vou jantar. xiis para Almada e Setúbal, daqui deste Figueira à beira mar plantada.
há 4 horas · GostoNão gosto
*
Carlos Rodrigues O pior era quando essas mistelas eram feitas com vinho de palma. Cinco anos a bebir essa droga davam para cegar um homem.
há 4 horas · GostoNão gosto
*
Maria Clara Roque Esteves Eu estou novinha em folha....mas sou mulher...Xiis.
há 4 horas · GostoNão gosto
*
Carlos Rodrigues Deixa-te de tretas, tu nunca bebeste vinho de Palma, nem eu...
há 4 horas · GostoNão gosto
*

Sem comentários: