Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

alguem está a ver o braga-porto? parecem 2 equipas da 2ª divisão a jogar......!!!!!! - Alice Coelho

Alice Coelho
alguem está a ver o braga-porto? parecem 2 equipas da 2ª divisão a jogar......!!!!!!
há 15 horas

#
6 pessoas gostam disto.
#

*
Alice Coelho
Apenas Eu quer dizer, depois de ver o nosso benfica a jogar, qq outra equipa parece mesmo de 2a
há 15 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaAlice Coelho gosta disto.
*
Alice Coelho o porto...claro!!!!
mas tem a mania.... cure-se!!!
há 15 horas · GostoNão gosto
*
Apenas Eu lol vivem das victórias passadas...
há 15 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaAlice Coelho gosta disto.
*
Alice Coelho
vivam do passado.....nós vivemos do presente e do futuro!!!!
╔♫═╗╔╗ ♥
╚╗╔╝║║♫═╦╦╦╔╗
╔╝╚╗♫╚╣║║║║╔╣
╚═♫╝╚═╩═╩♫╩═╝
...ஜ۩۞۩ஜ BENFICA ஜ۩۞۩ஜVer mais
há 15 horas · GostoNão gosto · 3 pessoas3 pessoas gostam disto.
*
Victor Nogueira Pois ... Mas os lagartos, apesar de serem supra-sumo, ainda estão longe do 1º lugar ! LOL
há 14 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Alice Coelho supra-sumo? coitaditos!!!!
há 14 horas · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira Diz a raposa: "estão verdes", como os lagartos, responde o dragão :-P
há 13 horas · GostoNão gosto · 2 pessoasA carregar...
*
Alice Coelho ahahhaha o porto hoje até parecia uma equipa da 2ª divisão a jogar:-))))))
há 13 horas · GostoNão gosto
*
Pedro Moura o Porto A hoje ganhou à sua filial B...mas se ficarem sem o Ulqui e sem ajudas "externas", são banais
há 12 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Victor Nogueira Ai, que vos dói o cotovelo ! Querem arnica ?
há 10 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Alice Coelho ahhahahhaha
nao vês os jogos vitor?
há 10 horas · Gosto

#
Victor Nogueira Qual foi o resultado do jogo ? LOL
há 7 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
#
Alice Coelho pois.....ainda nao tem resultado:-)
o poema...é lindissimo....obrigado victor
há 7 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira Incrível. Então né que o Públco on line do Tio Belmiro nada diz ?
Bem, lá tenho de ir ver o líder de audiências e tragédias que é o Correio da Manha. Deve ter ganho, pois ainda nada disseste LOL
há 7 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
#
Alice Coelho nada mesmo....:-)
há 7 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira
Pois, acertei e afinal o Público noticia
Bruno Prata
FC Porto mantém vantagem sobre a concorrência com dois golos de Otamendi
O FC Porto venceu na visita ao Sporting de Braga com dois golos do defesa argentino Otamendi e mantém a vantagem sobr...e a concorrência na classificação da Liga.
E as lagartixas de Braga, reconhecem o valor do adversário, com a grandeza dos heróis que os gémeos de Alvalade e da 2ª circular não cultivam nem engolem, salvo alface
LOL
há 7 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
#
Victor Nogueira
E alface é comida dos grilos falantes travestidos de lagartos, que são uns jacarés ou crocodilos em miniatura, logo inofensivos
.
Esta faz-me lembrar aquela história do perneta a quem perguntaram como a tinha perdido, ao que ele ripostou que... estava à beira dum rio com os binóculos e disse "olha, uma lagartixa" mas como tinha os binóculos ao contrário veio o crocodilo e chamou um figo à perna dele ! É como ao Figo, rebentam-lhes na boca !
há 7 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
#
Alice Coelho ahhahah e com a ajuda do arbitro....e com um golo mal validado:-)
há 7 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira
Pois ... A culpa é sempre do árbitro, qualquer que seja a modalidade desportiva - e muitas são, quer a nível nacional e internacional - em que os dragões dão cartas
Vou deitar-me mas deixo-te um campo para colheres à vontade
há 7 horas · GostoNão gosto
#
Alice Coelho com golo mal validado....ajuda do arbitro....okkkkk!!!!
há 7 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira 
Diz lá quem é teu amigo, hein ?
há 7 horas · GostoNão gosto
#
Victor Nogueira Vou deitar-me, Alix. Ando cansado e já não aguento noitadas. Já acabei a radioterapia mas a fisioterapia continua :-)
há 7 horas · GostoNão gosto
#
Alice Coelho és meu amigo...mas eu nao gosto nem de verde...nem de azul...só vermelho!!!!
há 7 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar... ·
#
Victor Nogueira Ah !
:-)*
há 7 horas · GostoNão gosto
#
Victor Nogueira Pois, mas eu gosto do arco-íris, de verde, azul, amarelo,vermelho, grenat, beige, castanho, preto, branco, antracite ( a cor do meu Fiesta actual e do anterior) E também gosto da cor do trigo em flor LOL
há 7 horas · GostoNão gosto
#
Victor Nogueira Ciao
Logo há mais
há 7 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaAlice Coelho gosta disto.
#
Alice Coelho okkkkk
beijoka
há 7 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira
Credo. Valham-me Nossa Senhora e o Espírito Santo. Ela é narcisista ! Pois, a responsabilidade é ... do árbitro,Só pode ser, com Alix a meter golos na própria baliza LOL
és meu amigo...mas eu nao gosto nem de verde...nem de azul...só vermelho!!!!
há 6 minutos · GostoNão gosto · 1 pessoaAlice Coelho gosta disto.
há 7 horas · GostoNão gosto
#
Victor Nogueira Bem mas o boneco lá de cima é bué de giro e atraente. Gosto mesmo :-)*
Vou lá meter um golo, para empatarmos.
Como dizia aquele locutor desportivo para ser diferente e criativo:
Victor 1 - Alix ... outro ! !
há 6 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
#
Alice Coelho ahahahhaha
tu nao existes:-)
há 6 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira Claro. Sou virtual,veramente invisível, para a maioria que me não vê e se mantém à conveniente distância física :-P
há cerca de uma hora
.
Victor Nogueira
Pois, lagartixas e pardalitos encarnados, é tudo farinha do mesmo saco

As águias com voos de pardal vivem no futuro, num regresso ao passado: ainda lá não chegou o 25 de Abril: tão afoitos são que continuam encarnados, em carne viva, sem coragem de se assumirem como ... vermelhos, não vá o homem de Santa Comba voltar LOL.
.
Bem, ele já aí está, travestido de Sócrates e de nobres, alegretes, só-ares escavacados com passes de coelho e portas escancaradas como um funil !
.
.

Sem comentários: