Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Animais na BD - banda desenhada e cinema de animação

* Victor Nogueira

Para o Francisco e João

Na Banda Desenhada (e no Cinema de Animação) os animais normalmente falam a linguagem dos "humanos", umas vezes com vida própria, outras antropomorfizados. Umas vezes são personagens secundários em contraponto ao "herói" da série, outras desta se autonomizando. É imensa a "galeria", desde as famílias do Pato Donald e do Rato Mickey (criações de Walt Disney), até ao ratito Speedy Gonzalez, o gato Sylvester (Frajola), o cão Hector e o canário Piú-Piú, passando pela lebre Pernalonga (Bugs Bunny) e a sua inseparável cenoura, assaltando a horta do irascível Hortelino,  ou o avestruz Papa-Léguas ou Bip-Bip (Road Runnere o coiote Wil E.. Em casa da Ma Dalton  (Primos Dalton) surge um conflituoso e assanhado gato, que me não recordo se tem nome, mas parece-me ser "Docinho". Gaston Lagaffe criação de Goscinny, também tem vários animais, todos vivendo na redacção do Jornal de Spirou: o Gato Dingue, a Gaivota, o Peixe-Bolinhas e Ratos.

Tom e Jerry são a tradicional dupla do gato e do rato, atormentando-se mutuamente. Tom raramente consegue capturar Jerry, devido à sua própria falta de inteligência e às habilidades do engenhoso ratinho.

Na família d'Os Simpsons surgem animais: Itchy e  Scratchy (Comichão e Coçadinha), uma paródia a Tom & Jerry, com bastante humor negro, violência acrescida e maior comicidade. O rato Itchy tenta sempre apanhar o gato Scratchy. Itchy, extremamente cruel, é considerado herói do desenho. O vilão é o bondoso Scratchy, que normalmente não persegue o  rato Itchy e é vítima das maléficas armadilhas deste. Itchy & Scrathy são personagens dos desenhos animados televisivos favoritos de Bart e Lisa Simpson, crianças que apreciam a sua brutalidade e violência "estimulante".  Nesta série Os Simpsons surgem outros animais domésticos, como o galgo Ajudante de Pai Natal (Santa's Little Helper) - e a sucessão de gatos Bola de neve (Snow Ball) I, II, III, IV e V.

Pateta (do original Dippy Dawg ou Goofy Goof) é um personagem de animação dos Estúdios Walt Disney Trata-se dum cão antropomórfico magro, esguio, alto, desengonçado, desajeitado engraçado, e bondoso. Pluto, outra criação de Walt Disney, é um cão espalha-brasas, metendo-se em grandes confusões, mas no fim ajuda Mickey a decifrar alguns mistérios.

Na galeria dos gatos encontra-se o Manda-Chuva (Top Cat), o líder dum gang de felinos de rua em Nova Iorque, tentando trocar as voltas ao Guarda Belo (Officer Dibble).  Snooper e Blabber (Olho Vivo e Faro Fino) é um policial. com uma dupla de detectives, um gato e um rato. Olho vivo, o gato, vestido num estilo muito parecido com Sherlock Holmes e Faro fino, o rato, vestido à Humphrey Bogart. No reino da espionagem e da ficção científica situa-se o cão Attila, de Deribe e Rosy, que trabalha para os serviços secretos da Suiça.  Rex Holmes, de  Ivan Zigg, é um cão investigador na revista Ciência Hoje das Crianças.

Na cidade do mal não podem ser esquecidos os Irmãos Metralha (The Beagle Boys), de Carl Barks, que formam uma quadrilha de ladrões trapalhões que tentam roubar a caixa forte do Tio Patinhas, sempre sem êxito. Outros bandidos de Patópolis, como o Mancha Negra ou o Bafo de Onça, por vezes colaboram com a família Metralha, mas quando tal acontece os resultados são do mesmo modo desastrosos.

Yogi Bear, conhecido como Zé Colmeia é um personagem alegre, criado por  William Hanna e Joseph Barbera, que se considera "mais inteligente do que a maioria dos ursos". Outro urso surge em Petzi (Rasmus Klump), uma série infantil criada em 1951 pelo casal dinamarquês - Carla e Vilhelm Hansen. Petzi, é um ursito que tem amigos diversos, entre os quais Pingo (um pinguim), Riki (um pelicano) e Almirante (uma foca), que o ajudaram a construir Mary, o barco em que viajam. Huckleberry "Huck" Hound (Dom Pixote) é um antropomorfizado cão que fala com um sotaque sulista (EUA)  calmo e prestável, Foi seu autor Frederick Bean "Tex" Avery. O Pica-Pau (Woody Woodpecker), de Walter Lantz  para Looney Tunes e Merrie Melodiesé um pássaro amalucado mas simpático que se foi refinando ao longo dos tempos por vários desenhadores.

Em Yakari, o pequeno índio, os animais também fazem parte importante do meio-ambiente e do enredo, como o urso Rayon de Mel e os castores,  para além do cavalo mustang Petit-Tonnerre e o cão Oreille-Tombante. Ao contrário do que sucede nas outras séries, em Yakari é este que compreende e fala a língua dos animais que surgem nas aventuras. 

Se os personagens que giram em torno de Donald e Mikey são antropomorfizados, numa paleta diversificada que reproduz os comportamentos positivos e negativos dos seres humanos, nos outros atrás referidos assiste-se a jogos de perseguição estilo "gato e rato",  em que o gato e suas artimanhas é sempre vencido pela inteligência da vítima da caçada, seja um pássaro, um peixe ou um rato.

Outros personagens noutras séries, fazem contraponto com os seres humanos, com eles comunicando, analisando e filosofando inteligentemente ou ajudando o personagem principal, como é o caso da cadela Milou (Tintim), do cavalo Jolly Jumper (Lucky Luke), do gato Raoul Chatigré (Leonard) ou do cão Snoopy (Peanuts), este com o seu companheiro, uma ave, Woodstock, que fala apenas a linguagem dos pássaros, usando um alfabeto cheio de exclamações que expressam emoções e frustrações . Mas nem todos são inteligentes, havendo aqueles que não poucas vezes se metem em sarilhos, como  sucede com os cães Rantanplan (Lucky Luke) ou Ruperto (Groo, o Guerreiro Errante). Entre os animais inteligentes está outro pato, o Professor Pardal (Gyro Gearloose) inventor e cientista, criação de Carl Barks para os Estúdios Walt Disney.

Em Calvin e Hobbes este é um tigre de peluche que para o miúdo é um ser vivo, companheiro de diabruras, brincadeiras e jogos, mas também a voz da moderação e da ponderação, que nem sempre Calvin escuta ou segue. Também Mónica, de Maurício Abreu, tem um peluche, que utiliza como arma para agredir Cebolinha e o 'resto da Turma, que lhe inferniza a vida e tenta rou lho.Em Os Simpsons Bobo - é o adorado ursinho de peluche do Sr. Burns. que passou pelas mãos de Charles Lindbergh e Adolf Hitler.

Numa perspectiva lúdica são as histórias da amizade ingénua e terna de um rapazinho e do seu cão, à base dos gags de Boule e Bill (um cocker), criados por Jean Roba. A série inclui outros animais, como a tartaruga Carolina e o gato CaporlalBidu é uma criação de Murício de Sousa. É um cachorro azul que não gosta do banho e vive correndo atrás dos automóveis para além de muitos amigos cachorros. Naturalmente persegue os gatos, entre os quais se encontra a Mingau. Pif e Hercule  são dois personagens criados pelo catalão José Cabrero Arnal para o jornal L'Humanité. Pif é  um cão antropomorfizado que vive com uma família humana, operária, e forma uma dupla antagónica com o rato Hercule.

Mas animais célebres, críticos da sociedade, a maioria gatos, são Krazy Kat, Mosca, Garfield (guloso e preguiçoso), Felix (simpático e amável mas sempre metido em confusões), criado por Otto Messmer ... Krazzy Kat, um anódino gato filósofo e poeta, uma criação de George Herriman, gosta do rato Ignatz, que o despreza, havendo um terceiro personagem, o cão Bull Pupp. Garfield tem um companheiro, o cão Odie, sendo ambos da autoria de Jim Davis. O gato Garfield, como se disse,  é preguiçoso, guloso, mas também viciado em café, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico. Adora sacudir Odie da mesa, arrotar, caçar pássaros e carteiros; o seu prato favorito é lasanha.

Alguns animais têm "animais de estimação", como é o caso do cão Pluto (Mikey) e do gato Ronron (pato Peninha ou Fethry Duck). Obelix e Asterix também têm um cão como companheiro de aventuras, Ideafix.

Podemos ainda recordar outros "heróis", como o cão Cubitus, e o seu gato Senéchal, da autoria de Dupa, que vivem hilariantes situações, de um humor único. Ou o inteligente Marsupilami, de André Franquin,  inicialmente personagem secundário nas aventuras de Spirou e Fantasio, estranho mas simpático animal proveniente das florestas da América do Sul, que utiliza a enorme cauda como instrumento de auxílio adaptada às situações que se lhe deparam. E porque não recordar o brasileiro papagaio Zé Carioca e a sua namorada Rosinha, espertalhaço e vivaço, criação de Walt Disney ? Ou de Hergé o macaco Zocko, companheiro de aventuras de Jo e Zette ? E nas histórias realistas, não antropomorfizados, também surgem animais por vezes com influência na narrativa, como sucede com o canito Bola de Pelo nas aventuras de Bernard Prince. 

Mas há também a BD adulta, como a policial Blacksad, de Juan Díaz Canales e Juanjo GuarnidoJohn Blacksad, é um gato preto detective tipo herói dos policiais de Raymond Chandler ou Dashiell Hammett: um indivíduo solitário, sombrio e desencantado, que foi miúdo com a escola da rua,  que num ambiente de film ou roman noir persegue os criminosos: "Anteriormente eu corria fugindo à polícia, agora sou eu que corro atrás dos malfeitores". Há inúmeros e personagens, todos eles antropomorfizados em variadíssimos animais.

Roger Rabbit foi inicialmente personagem de filmes, como sucede com os dos Estúdios de Walt Disney ou de Hanna-Barbera. No filme, que combina desenho de animação com filmagens reais, os personagens de desenho animado (chamados simplesmente de "desenhos") coexistem e interagem naturalmente com os seres humanos. Nele se conta a história de Eddie Valiant, um detetive particular capturado num mistério que envolve Roger Rabbit, um famoso astro dos desenhos animados, acusado de homicídio.

Embora não  constitua uma série, Maus: A Survivor's Tale, de  Art Spiegelman sobre o Holocausto nazi, é "interpretada" por ratos (Maus significa "ratos" em alemão) e gatos, corporizando respectivamente os judeus e os nazis alemães, para  além da representação doutras nacionalidades: os franceses, são sapos, os polacos, porcos, os norte americanos americanos, cachorros, os suecos, renas, os ciganos, traças, os ingleses, peixes.

E já que se falou de ingleses, como esquecer o John Bull, equivalente ao português Zé Povinho, à francesa Marianne  e ao estado-unidense Uncle Sam, uma criação do Dr. John Arbuthnot em 1712.?



Yakari, o índiozinho amigo dos animais


Rantanplan, o cão guarda prisional


Boule e Bill


Calvin e Hobbes


Cubitus e Senéchal


Hucleberry Hound (D. Pixote)


a família do pato Donald

rato Mickey e os sobrinhos



o gato Felix


Groo, o guerreiro, e o seu cão Ruperto


Jo, Zette e o macaco Mocko


Kill the Granny


Lucky Luke e o seu cavalo Jolly Jumper


Marsupilami


Maus (Os Ratos)

Tintim e a cadela Milou


Mónica e o seu coelho de estimação


Goofy Goof (Pateta)


Pluto


Gyro Gearloose (Professor Pardal) e a lamparina

Pica-Pau  (Woody Woodpecker),


o avestruz Bip-Bip (Road Runner) e o coiote Wil E.

Snoopy e Woodstock


o ratito Speedy Gonzalez e o gato Sylvester (Frajola)


Zé Carioca (Joe Carioca ou Joseph Carioca)


o gato de Ma Dalton


Gaston Lagaffe e o Gato Dingue


Roger Rabitt


Blacksad


Hortelino e Bugs Bunny (Pernalonga)




The Krazy Kat (O Gato Maluco) e o rato Ignatz


Yogi Bear (urso Zé Colmeia)


Léonard e o Gato Raoul Chatigré


John Bull


Snoopy e Charlie Brown




Ideafix, Obelix e Asterix


o gato Moska, de Carlos Roque


os gatos Garfield e Odie


Bidu, Franjinha, Mónica e Mingau



Rex Holmes


o gang do Manda-Chuva e o Guarda Belo


Tom e Jerry ou o gato e o rato


a dupla de detectives Olho Vico e Faro Fino


Attila, o espião


Pif e Hercule, o gato e o rato


Pif em família


Petzi e os seus amigos



três dos Irmãos Metralha



Itchy e  Scratchy, paródia a Tom e Jerry (Os Simpsons)


Bola de Neve II (Os Simpsons)


Ajudante de Pai Natal (Os Simpsons)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sem comentários: