Allfabetização

Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (1974)

Escrevivendo e Photoandando

No verão de 1996 resolvi não ir de férias. Não tinha companhia nem dinheiro e não me apetecia ir para o Mindelo. "Fechado" em Setúbal, resolvi escrever um livro de viagens a partir dos meus postais ilustrados que reavera, escritos sobretudo para casa em Luanda ou para a mãe do Rui e da Susana. Finda esta tarefa, o tempo ainda disponível levou me a ler as cartas que reavera [à família] ou estavam em computador e rascunhos ou "abandonos" de outras para recolher mais material, quer para o livro de viagens, quer para outros, com diferente temática.

.

Depois, qual trabalho de Sísifo ou pena de Prometeu, a tarefa foi-se desenvolvendo, pois havia terras onde estivera e que não figuravam na minha produção epistolar. Vai daí, passei a pente fino as minhas fotografias e vários recorte, folhetos e livros de "viagens", para relembrar e assim escrever novas notas. Deste modo o meu "livro" foi crescendo, página sobre página. Pelas minhas fotografias descobri terras onde estivera e juraria a pés juntos que não, mas doutras apenas o nome figura na minha memória; o nome e nada mais. Disso dou por vezes conta nas linhas seguintes.

.

Mas não tendo sido os deuses do Olimpo a impor me este trabalho, é chegada a hora de lhe por termo. Doutras viagens darão conta edições refundidas ou novos livros, se para tal houver tempo e paciência.

VN

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

uns dez mais entre milhares


Oh Isabel ! Escolher dez obras em largos milhares espalhadas por décadas de peregrinação é "obra".  Que critério definir ? O autor ? O tema ? Como esquecer ou deixar de referir Fernão Lopes ou Fernão Mendes Pinto e as "cantigas de amigo" ou os policiais de Simenon ? Ou a banda desenhada ? Ou Eugénio de Andrade e Alda Lara ou a lírica de Camões ?  É admissível esquecer Jorge Amado e o "Luuanda" de Luandino Vieira ?  O teatro e a história ou obras de sociologia e de psicologia ou de economia e politica ficam de lado ? E a antologia dos poetas das colónias editada pela Casa dos Estudantes do Império ?

Uma miscelânea quando muitas delas estão sepultas nas brumas do tempo  e da memória ? Olha, repesco/repenso estas desde os meus tempos de menino e moço, mas muitas outras listas e muitos outros autores e temas poderiam ser registados nesta nota. Ficam estes, todos eles me "marcaram" e são larguíssimas centenas o que nela deveriam figurar.

Eu não gosto de "cadeias", mas retribuo a gentileza da Isabel, cujas regras são "faz uma lista de 10 livros que, de uma maneira ou de outra a(o) marcaram a ti ou na tua vida. Enfim, não pensem de mais e não pensem em termos de o livro ser "bom" ou "mau". Depois escolhe 10 amigos (incluindo eu, que verei a tua lista) e passa-lhes o desafio". Onde está amigos deverá ler-se "amigos e amigas".

Aqui fica pois uma de muitas listas que englobariam inúmeros outros autores,e temas, o que daria um rol quase quilométrico LOL

Tolstoi  – Guerra e Paz
Anne Frank - Diário
Edmundo de Amicis -  Coração
Hans Helmut Kirst – 08-15
Eça de Queiroz – Cartas de Inglaterra
Shakespeare - Sonetos
Stoetzel – Psicologia Social
Manuel Alegre – Praça da Canção
Maxence Van Der Meersch – Corpos e Almas
Pepetela – O Quase Fim do Mundo

BÓNUS
Ariano Suassuna – Auto da Compadecida
Saramago – Levantados do Chão
 William L. Shirer - Ascensão e Queda do III Steve Reich
António Reis - Poemas Quotidianos
Raymond Chandler - Um Imenso Adeus
Leon Uris - Exodus
T.H. Lawrence - Os 7 Pilares da Sabedoria
Alexandre Dumas - Os 3 Mosqueteiros
Daniel Defoe - Robinson Crusoe
Álvaro de Campos - Poesia

Bye Bye

  • Isabel Reis Obrigado Victor,também gosto de um bom policial,bjs
  • Maria João de Sousa É o meu quarto ou quinto desafio, Victor Barroso Nogueira... vou buscar-te a minha lista e deixo-ta aqui mesmo!  "A Maria José Cantarinha desafiou, eu aceitei o desafioe aqui vão os meus Top Ten da literatura, por ordem completamente aleatória: uns porque li, reli e “tresli”, outros porque foram leituras que, até hoje, não esqueci.

    Os Bichos – Miguel Torga

    Diário - “ “

    O Apelo da Selva – Jack London

    Spartacus – Howard Fast
    O Caminho das Aves – José Casanova
    Ensaio Sobre a Cegueira – José Saramago
    Picasso, Vida e Obra – Antonina Valentim
    Lust of Life – Irving Stone
    Um Socialista Insociável – Bernard Shaw
    Os Subterrâneos da Liberdade – Jorge Amado
  • Maria Lisete Almeida Grata Amigo Victor Nogueira pela sua inclusão. Abraço e um óptimo fim de semana! 

  • Graca Maria Antunes " Coração" de Edmundo de Amicis! ..O meu pai ofereceu-mo quando fiz 11 anos.Gostei tanto!  Em seguida, descobri numa estante em casa dos meus avós maternos," Nossa Senhora de Paris." Li-o todo .Não sei bem se percebi metade até porque era daqueles de capa castanha, c/ ortografia antiga. Mas hoje pasmo.O que a nossa geração lia! Ah, e desencantei o Eça escondido numa gaveta de roupa branca, não fossem os meninos da casa abrirem os olhos para o mundo dos adultos..."O primo Basílio"., claro. Obrigada,Victor Nogueira pela partilha e o que despoletou...

  • Victor Barroso Nogueira Graca Maria Antunes Ah! Na minha meninice e adolescência o livro "escondido" era a Velhice do Padre Eterno, do Guerra Junqueiro, mas cujo esconderijo descobri. Mas poderia citar colecções que devorava,desde a "Vampiro" e a "Xis" até à Condessa de Segur e a Biblioteca dos Rapazes passando pelo Salgari, Júlio Verne, Paul Féval e Alexandre Dumas ou as Obras Escolhidas de Autores Escolhidos (Dickens, Walter Scott), da Romano Torres, ou a Colecção Dois Mundos, da Livros do Brasil, com o Steinbeck à cabeça, sem esquecer o Caldwell e a Colecção Século XX e os Livros de Bolso da Europa América ou as obras de Mark Twain ou Não Matem a Cotovia, de Harper Lee ou a Banda Desenhada (Senhor Doutor, Mosquito, Mundo de Aventuras, Cavaleiro Andante e os suplementos dominicais infantis Pim Pam Pum (dum jornal do Porto enviado pelo meu avô Luís) e Bambi (Provincia de Angola) e a Joaninha (da revista Eva) ou uma revista de fotonovelas brasileira (O Grande Hotel)  Bjos
    há 20 horas · Editado · Gosto · 1
  • Isabel Reis É isso !na minha lista mencionei Adeus Quinze Anos não pk o livro seja bom ou mau só sei que o li na minha adolescência e ficou para sempre marcado o meu fascínio pelos Países Nórdicos.
  • Graca Maria Antunes Beijo, Victor Nogueira, por tudo e todos que me vieram à memória ao ler a tua lista de livros.   Além desses de que falas, nós meninas, líamos a Berthe Bernage Com ela . vivemos as alegrias e tristezas da Brigitte solteira, casada, mãmã..Com ela viajámos pela Île de France, os Campos Elíseos, conhecemos a Normandia .. . 

  • Carlos Rodrigues Bom, eu não sei se é o mesmo "Inquérito Escolar", ao qual já respondi e passei há uma semana atrás , onde o pedido era o mesmo, começado pelo nosso Amigo Francisco Cunha. Volto a responder, mas tentarei não me repetir. A Des(ordem ) é arbitrária: 1º - Dom Quixote de la Mancha - Miguel de Cervantes; 2º Os Capitães da Areia - Jorge Amado, 3º Fanga - Alves Redol ; 4º O Crime do Padre Amaro ; 5º Por quem os sinos dobram - Ernest Hemingway ; 6º Human Bondage - Sommerset Maugham;7º O Livro do Desassossego - Fernando Pessoa 8º La critique de la Raison Pure - Emmanuel Kant ; 9º O Livro do Desassossego - Fernando Pessoa 10º; A Caverna - José de Saramago.
  • Carlos Rodrigues Está aí o Livro do Desassossego duas vezes, substituir por O Rei Leão de Shakespeare.
  • Margarida Piloto Garcia Fui convidada para isto por várias pessoas. Tal como tu também não gosto de cadeias mas ao contrário de ti tive de pedir desculpa porque não a consegui fazer mesmo. Impossível escolher apenas uma lista de 10.
  • Victor Barroso Nogueira Pois, Margarida Piloto Garcia seria mais fácil referir autores em vez de obras  E a minha lista ultrapassa os dez, pois nos comentário cito ... autores. o que implica muito mais obras
    há 17 horas · Editado · Gosto · 1
  • Victor Barroso Nogueira Oh Carlos Rodrigues Isto é como as cerejas. Temos muitas leituras comuns. Para além do Processo Histórico, do Zamora, um livro que me mostrou que homens e mulheres serão sempre "incompreensíveis" entre si foi de Simone de Beauvoir "Le Deuxieme Sex". Foram tb determinantes as obras dum osiquiatra marxista, Erich Fromm, ou os livros de Martha Harnecker, entre outros marxistas. 

    há 17 horas · Editado · Gosto · 2
  • Carlos Rodrigues Seria muito dificil Vitor, não termos livros em comum, mas a maior dificuldade é o "Inquérito Escolar " não referir temas ou categorias, pois há livros que de lêem como um entretimento ou por curiosidade intelectual, outros para aprendizagem ou experiências da vida ou ainda porque já lá estavam em casa quando nós nascemos, Claro que, por exemplo, um que lemos de certeza e nem tu nem eu mencionamos foi o " Das Capital ", não é ? 

  • Carlos Rodrigues E os do Pitigrilli também não mencionei...

  • Victor Barroso Nogueira Ah Carlos Rodriges. O humor é tb uma secção especial: Mark Twain, Eça, Ricardo Araújo Pereira, Giovannino Guareschi (D. Camilo e Pepone), Artur Portela Filho,Gervásio Lobato, José Cardoso Pires (e o seu "Dinossauro Exclentíssimo), Jorge Amado entre muitos outros, para além duma revista que havia, chamada "Cara Alegre", sem esquecer uma parte do Miguel Esteves Cardoso, qd ele era mais jovem. Mas humor, humor, há na Banda Desenhada e isso daria um tratado. 



    Bem, o melhor é parar com o rosário, mencionando pela sua inventividade o Mia Couto. 



    Não li o Capital todo, apenas uma versão condensada editada por uma célebre editora brasileira, a Zahar, com outros livros por ela publicados que me serviram de apoio em muitas das cadeiras no "Colégio" da Sé, em évoraburgomedieval.

    Quanto aos livros de leitura comuns é natural que haja não poucos, quer na secção da política, quer na do neo-realismo 
  • Carlos Rodrigues Fizeste bem, que o Pigrilli para além de sexualmente incerto, até chamava nomes à mãe, mas como era proibido, nos meus tempos, era uma sensação de vitória sobre o Sistema, consegui-lo por portas e travessas...
    11 h · Não gosto · 2
  • Carlos Rodrigues A mensagem de cima é para o meu Amigo Vitor Nogueira.
    11 h · Não gosto · 1
  • Victor Barroso Nogueira Ah Carlos Rodriges. O humor é tb uma secção especial: Mark Twain, Eça, Ricardo Araújo Pereira, Giovannino Guareschi (D. Camilo e Pepone), Artur Portela Filho,Gervásio Lobato, José Cardoso Pires (e o seu "Dinossauro Exclentíssimo), Jorge Amado entre muitos outros, para além duma revista que havia, chamada "Cara Alegre", sem esquecer uma parte do Miguel Esteves Cardoso, qd ele era mais jovem. Mas humor, humor, há na Banda Desenhada e isso daria um tratado. 

    Bem, o melhor é parar com o rosário, mencionando pela sua inventividade o Mia Couto. 

    Não li o Capital todo, apenas uma versão condensada editada por uma célebre editora brasileira, a Zahar, com outros livros por ela publicados que me serviram de apoio em muitas das cadeiras no "Colégio" da Sé, em évoraburgomedieval.

    Quanto aos livros de leitura comuns é natural que haja não poucos, quer na secção da política, quer na do neo-realismo 
    10 h · Editado · Gosto · 3
  • Vocês precisam mesmo de ler Pedro Páramo , de Juan Rulfo . Um editor norte - americano gozou à minha custa , mas quando lhe mandei a foto de uma edição em inglês , que ele conseguiu arranjar , não lhe chegaram as palavras para elogios . Eu fiquei grudada àquela história e àquela escrita , como não me acontecia já nem lembro quando .
    7 h · Não gosto · 3
  • Carlos Rodrigues É evidente que poderíamos ficar por aqui dias a inumerar tanta coisa, até realmente no campo do humor ou na ironia ( sabes que o próprio Saramago foi desafiado a escrever um livro onde não fosse irónico ) e todos os que ai mencionas e muito bem o foram...Ver mais
    6 h · Não gosto · 2
  • Carlos Rodrigues Florinha estás com tudo. Gabriel Garcia Marques e Luís Borges foram muito influenciados por Juan Rulfo. Depois de o lerem, nunca mais foram os mesmos. Juan Preciado encontra uma Cidade Fantasma, quando vai visitar a sua mãe. No primeiro ano vendeu apenas 2 000 exemplares, nos E.U. creio eu, 4 anos depois a Edição Inglesa fez desse livro um best-seller, estou certo ou estou errado ? Xiiis.
    6 h · Não gosto · 2
  • Carlos Rodrigues Vitor, claro que é King Lear, por causa das bandas desenhadas e desenhos animados saíu-me Rei Leão, está reposta a verdade 
    3 h · Não gosto · 1
  • Victor Barroso Nogueira O Rei Leão e os Dinossauros são os grandes "amores" do meu neto Francisco Já vi o Rei Leão não sei quantas vezes, embora muitíssimo menos que ele Carlos Rodrigues LOL
    2 h · Editado · Gosto
**

*

Sem comentários: